sexta-feira, 29 de julho de 2016

Doe Medula Óssea

Gente uma das administradoras do Para Sempre ... Minha irmã ... Está com leucemia 🙏 Pedimos em nome do BLOG PARA SEMPRE que seja um doador de medula óssea ... É simples basta fazer seu cadastro no hemocentro da sua cidade .. é apenas 5ml de sangue e pronto.... seja a cura 🙌🙏

Quem pode doar?
Pessoas entre 18 e 55 anos. Vale lembrar que diabéticos podem doar, Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com pressão alta, pessoas com histórico de meningite, anemia ou hepatite A e com qualquer peso, além de pessoas que doaram sangue recentemente.

 O que é medula óssea?
É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.

O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. O objetivo é reconstituir as funções da medula óssea de uma pessoa doente por células normais de medula óssea retiradas de um doador saudável.

Como as células-tronco são coletadas do doador?
• Sangue periférico: administra-se ao doador, por injeções diárias por via subcutânea, um medicamento que aumenta o número das células-tronco e faz com que parte delas migre da medula óssea para o sangue, de onde podem ser coletadas da veia, com facilidade e segurança, com o emprego de uma máquina apropriada. Este tipo de procedimento tem duração de cerca de duas a três horas e não requer anestesia.
• Cordão umbilical: o sangue é coletado logo após o parto.

Quem necessita de um transplante?
Pacientes que têm câncer que pode comprometer a função da medula óssea (ex. leucemias), pacientes com medula óssea incapaz de produzir células do sangue e pacientes com doença genética, como anemia falciforme e talassemia.

 Como se cadastrar como doador?
Procure o Hemocentro de Ribeirão Preto, ou um de seus núcleos ou unidades de hemoterapia para efetuar o seu cadastro. Neste local você será orientado e poderá tirar as suas dúvidas. Após o cadastro de seus dados (nome, filiação, etnia, endereço, entre outros), será coletada uma amostra de seu sangue para a realização da tipagem de seus glóbulos brancos (tipagem HLA).

Posso desistir da doação?
Sim, você pode desistir da doação a qualquer momento depois de ter-se cadastrado. Contudo, depois que o paciente passou a ser preparado para receber a sua medula, ou seja, está recebendo altas doses de quimioterápicos, a sua recusa em doar provavelmente acarretará a morte dele, uma vez que não haveria tempo hábil para localizar um outro doador compatível. Portanto, a decisão de doar tem de ser bem pensada. É recomendável que os candidatos à doação de medula óssea, antes se tornem doadores de sangue, que, além de ser muito útil à sociedade, é uma maneira de torná-los mais familiarizados com os procedimentos de doação de material biológico (o sangue) e contribuir para que se perca o medo de doar a medula óssea.

Posso doar mais de uma vez?
Sim. Você pode ser convidado a uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente resposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

não é necessário ser membro para comentar
mas pedimos que seja =)
by= PARA SEMPRE